O que é preciso para uma boa faca tática
- Jose Machado
- 31 de mar.
- 2 min de leitura
No mundo da cutelaria, um dos diversos tipos de facas que mais chama atenção, é o que chamamos de facas táticas. Mas o que é preciso saber sobre uma boa faca tática?
Abrir caminho na cidade, destruir obstáculos ou servir como último recursos, as facas táticas abrangem um importante papel no dia a dia de um soldado ou um civil preparado. Pensadas como um último recursos em um combate ou o primeiro recursos como ferramenta de sobrevivências, facas táticas possuem um conceito abrangente mas comum no mundo inteiro. Nesse artigos vamos destacar os principais pontos que definem uma boa faca tática.
Robustez
A primeira e mais desejável característica de uma boa faca tática é a robusteza - ou seja, a capacidade de suportar danos. Uma faca tática por excelência deve ser rígida para suportar torções. Tarefas como alavanquear, torcer e suportar quedas e arremessos são o exemplo da robusteza de uma faca. Para isso, espessuras de aço acima de 3mm são o ideal para cumprir essas tarefas.
Faca tática Urban Tac Mk V que com seus quase 5mm de espessura
Direcionada ao combate
Por mais que uma faca tática desempenhe tarefas de utilidade, sua função principal sempre será eficiência em combate. Uma boa faca tática deve ser capaz de transpassar diversos materiais que compõem vestuário, como tecidos grossos e até coletes balísticos. Para isso, ela precisa ter uma ponta direcionada a perfuração ou em caso de ausência de ponta, ter um poder de corte poderoso capaz de transpassar esses materiais.
Versão maior da urban tac com 22cm de lâmina é capaz de cortar materiais resistentes como coletes balísticos
Velocidade de uso
Quando falamos de velocidade de uso, velocidade de saque é rei. Uma boa faca tática é antes de tudo uma faca que está pronta quando preciso. Para isso diversos fatores contribuem para a velocidade de uso:
bainha bem posicionada que permita saque rápido
perfil de lâmina ergonômico que impeça a faca de emperrar em algo quando precise ser sacada
Empunhadura tátil que permita reconhecer a orientação da lâmina somente pelo toque
Peso condizente com agilidade e manobridade da faca
Em menos de 1 segundo estar com a faca em mãos e pronta para uso é o que define a velocidade de uso de uma boa faca tática.
Faca WS criada com o design mais clean possível para máxima velocidade de saque. Em mãos treinadas está em pronto uso em 0.5 segundos
Acredito que esses três tópicos definem bem o que é preciso para definir uma boa faca tática. Em nossa loja temos diversos modelos de boas facas táticas que você pode escolher. Se gostou compartilhe. Até a próxima!
Comments